Busca

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mãe-casada!

O título de mãe-solteira que carreguei por 10 anos já deu. Resolvi que precisava permitir que alguém entrasse na minha life por tempo indeterminado. Foi assim que aumentei minha família. O que antes era apenas eu-e-Anna-Lethycia, agora sou eu-ele-eu-Anna-Lethycia.

Todavia essa curta introdução não aconteceu na prática. Mesmo não sendo ciumenta, mas minha filha não acolheu bem a ideia. Enquanto era apenas namorado que fazia tudo para agradar a “enteada”, beijava a mamãe e ia embora, agora teria que ver todos os dias e pior, ficaria no quarto que ela dividia com a mamãe. Nem toda a decoração e as conversas sobre “como é bom ter um quarto só para si” e “quando eu era criança queria ter um quarto assim”.

Foi choro no Fórum e no jantar de casamento. Nem a pequena homenagem no topo de bolo fez com que ela se convencesse que o lugar dela no meu coração nunca deixaria de existir.

Fórum Desembargador Sarney Costa

Jantar
Topo de bolo
Vamos dar tempo ao tempo para ver se acostuma.

Férias! Fortaleza, Natal e João Pessoa

Finalmente férias! Seguindo o conselho de um nobre colega de serviço, aproveitei o período para fazer o que mais gosto: viajar. O local escolhido foi a capital rio-grandense de Natal, também conhecida como “Cidade do Sol", "Noiva do Sol", "Capital Espacial do Brasil", "Capital Mundial do Buggy" e "Terra do Camarão”, Independente do título, o bom mesmo é conhecer pessoalmente.

E nesta viagem minha companheira Anna Lethycia não podia ficar de fora. Malas prontas (quase vazias) partimos. Como não há voo direto São Luís – Natal, fizemos uma conexão em Fortaleza e aproveitamos a oportunidade para fazer compras — por isso as malas quase vazias. Fomos as feirinhas da cidade, visitamos as lojas da Monsenhor Tabosa e almoçamos no Mercado Central, onde fizemos alguns registros.

Mercado Central

Artesanato

Igreja da Sé

A noite, já bem cansadas, retornamos ao aeroporto para irmos finalmente para nosso destino. Por volta de meia-noite chegamos a Natal. Nossas reservas foram feitas no Hotel Ponta Negra, localizado na região turística de Ponta Negra, pertinho da praia! Como já agendamos nosso primeiro passeio para de manhã cedo, fomos logo dormir.

Fechamos três passeios com a Natal Vans: Maracajaú + Punaú, City Tour em Natal com direito a conhecer o maior cajueiro do mundo e por do sol em João Pessoa. O primeiro passeio foi uma viagem para o Litoral Norte do Estado com parada na praia de Maracajaú, onde é realizado o mergulho entre os recifes de corais durante a maré baixa.

O passeio inclui visita à praia de Punaú, com suas dunas, coqueiros, rio e mar reunindo todas as paisagens em um único lugar.

Retornamos no fim da tarde para o hotel e a noite optamos por dormir cedo. Antes, jantamos em uma lanchonete próxima onde descobrimos que o beiju não chega nem perto da iguaria maranhense.

No segundo dia agendamos a viagem a João Pessoa. Esse pacote é super proveitoso porque a cidade é rica em cultura, com preservação da arquitetura barroca e atrativos históricos. Além do City Tour, o passeio inclui passagem pelas praias de Tambaú e Cabo Branco, Ponta do Seixas (o ponto mais oriental do Brasil), terminando o passeio com um maravilhoso pôr-do-sol na Praia do Jacaré, ao som do Bolero de Ravel no saxofone.

O primeiro hotel que hoje é museu

Igreja de São Francisco que hoje é museu também

Ponta do Seixas, ponto mais extremo do Brasil

Praia do Jacaré: passeio de balsa, com direito a forró

Belíssimo pôr-do-sol

A tradição de tocar o clássico de Ravel ao pôr-do-sol na praia do Jacaré surgiu há cerca de 20 anos, quando um grupo de amigos estava escutando a trilha sonora do filme "Retratos da Vida" que traz a música e coincidiu com o fenômeno

Fechando nossa estadia nessa belíssima cidade não podíamos deixar de fazer o City Tour. O pacote da Natal Vans incluiu os principais pontos turísticos da cidade de Natal. Com passagem pelas principais praias da cidade, Centro Histórico, Ponta Negra, Barreira do Inferno, o maior cajueiro do mundo, entre várias opções de artesanato e restaurante além da parada do Forte dos reis Magos.

Ao todo foram cinco dias de viagem, sendo que ainda fomos ao shopping e almoçamos no famoso Restaurante Camarões para apreciar o melhor da gastronomia regional e os generosos pratos de camarão. Faltou apenas fazer o passeio de buggy pela orla, conhecer a Praia de Pipa e o Ma-noa Park.

Enfim, faltou pouco, mas tudo que é bom tem que é bom deve deixar um gostinho de quero mais, então vamos deixar para a próxima oportunidade.

sábado, 22 de setembro de 2012

Nossas férias!

Viajar é meu hobby favorito. Se eu pudesse, todo feriado seria um flash em um local diferente desse nosso mundão. Para me acompanhar nessa prazerosa jornada, ninguém melhor do que minha filha.

Como estas seriam as minhas primeiras férias decidi que deveríamos viajar e com alguns meses de antecedência consultei amigos e conhecidos sobre roteiros adequados para crianças. Daí cheguei a conclusão que iríamos a Natal, no Rio Grande do Norte, capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste.

As referências foram as melhores. Segurança, pessoas educadas e belas praias. Para organizar os passeios, eu liguei para o Sesc na esperança de haver um setor de Turismo Social que organizasse passeio como é o de São Luís. Mesmo não dispondo desse serviço, eles não deixaram de me atender e me indicaram duas empresas de turismo, a Natal Vans e a Marazul. Eu fechei com a primeira, devido os pacotes oferecidos que achei mais interessante. Como ficaríamos quatro dias, decidimos que cada dia faríamos um passeio diferente.

Um mês de férias é muito longo para fazermos apenas uma viagem. Decidi então, que faríamos um passeio por um ponto turístico no nosso estado: Barreirinhas. Consultei a Programação do Turismo Social do Sesc e comprei o pacote de três dias para que minha bebê conhecesse os Lençóis Maranhenses.

Tudo planejado, aguardamos ansiosas a chegada do mês de julho.

Barreirinhas

Município porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas fica a três horas de São Luís. De micro ônibus esse tempo é acrescido de mais uma hora. Uma eternidade! Sinceramente o mais chato das viagens é só o deslocamento, costumo ficar entediada por conta da ansiedade.

Como todo pacote do Sesc, nossa estadia foi em um hotel bem localizado e de qualidade. A Pousada Buriti é no formato de chalés e fica próximo a Beira Rio, ponto de encontro dos turistas a noite.

Pousada Buriti
Logo no primeiro dia fomos passear nas dunas, que ficam a 40 minutos do município (com aventura!)

É simplesmente encantadora a vista

Depois de andar muito é hora de se deliciar nas lagoas
Não estamos sozinhas!
Voltamos a noite para a pousada
Retornamos exaustas para a pousada. Só tomei banho e fiz um lanchinho. Resolvemos descansar que no outro dia estava agendado um passeio pelo Rio Preguiças, um rio sinuoso de águas puras, que circunda o município até encontrar o mar.

O passeio é feito em lancha voadeira
Em suas margens encontram-se grandes dunas e mata ciliar
Uma aula de biologia in loco
O passeio consiste em conhecer as comunidades à margem do rio, ilhadas pelo complexo de dunas e vegetação.

Primeira parada Ilha de Vassouras
Famosa pelos macaquinhos
É só alimentar que eles ganham a tua confiança
 O almoço foi em Caburé, próximo a praia, no encontro do rio com o mar.

Ilha de Caburé

Paradinha para o almoço e para um banho
No povoado de Mandacaru, na foz do Rio Preguiças a atração é o Farol Preguiças, mais conhecido por Farol de Mandacar, inaugurado desde 1940 e administrado pela Marinha do Brasil.

As visitas só podem ser feitas terças, quintas e domingos
Torre de concreto branca, troncocónica, quatro faixas pretas, quatro costelas, dupla galeria
O desafio de subir, se não me engano, mais de 100 degraus é o preço para se contemplar a bela paisagem
Vale a pena para contemplar a vista do encontro do rio
Hora de voltar, a noite levei minha bebê para conhecer a Beira Rio, com seus restaurantes, música ao vivo e aquela brisa por conta do rio. Muito bom!

Pracinha

Parada na placa
Bem, essa foi nosso primeiro momento "desestressante". Retornamos a capital ao final do terceiro dia, pois não fizemos o passeio de bóia pelo Rio Formiga, no município de Cardosa.

Pretendemos fazer esse roteiro e o sobrevoo sobre os lençóis. Valeu a pena cada minuto até porque minha filha amou e essa foi a minha recompensa e depois teve muito o que comentar com os coleguinhas no retorno ao colégio.

No próximo post vou contar sobre nossa aventura em Natal, um lugar onde não conhecíamos ninguém, mas conseguimos ter ótimos momentos. Recomendo.

Até a próxima!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Feliz Dia da Mulher, para minha mulherzinha!

Engana-se quem pensa que ela não tem ideia do que quer
Ela tem personalidade apesar da pouca idade
É determinada,
É sincera,
É autêntica.

Ela não ri querendo chorar,
Nem fala uma coisa querendo dizer outra
Tudo que ela faz é querendo
Querendo ser ela mesma o tempo todo
E nisso ela conquista, encanta e
Me zanga.

Ah! Como sou zangada!
Mas qual adulto não é?
Qual mãe não é?
Quero ditar, determinar, guiar,
Mas ela sabe...
Ela me ama assim como sou...

Cada dia me apaixono,
Amo, amo e amo minha mulherzinha,
Minha pequena mulher,
Que foi conquistando meu coração devagarzinho
E hoje é a dona. Única dona.

No Dia Internacional da Mulher quero homenagear aquela que é um pedacinho de mim e que a cada momento me surpreende!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Não desanime!

Sei que muitos pais "corujas" cantam essa música para seus filhos, mas não sei se com todos ela se encaixa tão bem como a história da minha gravidez e depois o que passei com minha princesinha. Então, sempre que as dificuldades se mostrarem forte e a solidão tentar desanimar, lembre-se, o pai do seu filho é Deus. Entregue a vida do seu filho a Ele que nada vai faltar!

Aos Olhos do Pai (Diante do Trono)

Você é uma obra-prima
princesa...

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mãe, estou apaixonada!

Você já tem namorado (a)? Meu filho vai casar com a filha de fulaninha! Com quem será? Com quem será que fulano vai casar? Frases tão comuns entre os adultos, mas que envolvem os pequeninos e instigam suas mentes curiosas. Depois o povo reclama!
O título desse post foi pronunciado por minha filha de 8 anos na semana passada. Estávamos retornando de uma programação, quando ela começou o diálogo: “mãe, quero te contar uma coisa, mas a senhora não briga comigo?” Duvido que algum pai iria dizer que brigaria sem nem saber do que se tratava, até porque a curiosidade não permite. Antes, portanto, pensei que ela tinha quebrado ou perdido alguma coisa que eu tanto advirto. Ledo engano, ela simplesmente disse: “mãe”, — e diminuindo o tom da voz, quase arrastando, como se escapasse entre os lábios, ela completou — “estou apaixonada!”.
Minha reação foi firme e sem rodeios: “É mesmo? Quem é?”. Nosso diálogo continuou no dia seguinte quando estávamos sozinhas em casa. Mesmo supondo que dificilmente ela vai fazer o que aconselhei, sobre esperar até a adolescência e que nessa fase o que pensam que é paixão, é apenas um sentimento mais forte de amizade.
Enfim, o “amiguinho” que despertou esse sentimento na minha filha é, segundo ela, um garoto estudioso e que gosta de ler muito, toda semana faz empréstimos na biblioteca do colégio. Sem apoiar o namoro, tentei tirar proveito da situação incentivando-a a ler e estudar mais, pois mulheres inteligentes são mais atraentes. Ela concordou e já leu “O Pequeno Príncipe”, porque ele perguntou se ela já havia lido.
Creio que não podemos fechar os olhos para esse momento de descoberta, até porque se formos lembrar, nós também sentimos isso um dia. Lembro que para minha formatura de ABC eu escolhi um garotinho qualquer, porque as meninas disputavam um bonitinho, o mais bonito na época. Todas eram apaixonadas por ele.
Como pais, o nosso papel é supervisionar esse momento. Precisamos conhecer o pretendente, os pais, se for possível e jamais permitir que a paixão interfira nos estudos. Independente do sexo da criança, os pais devem ensinar que a formação é o primeiro marido/esposa do filho.

Gifs de Beijo

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Férias em casa

Os pais deveriam ter férias proporcionais as dos filhos, coisa do tipo, três meses por ano. Um desafio todos os anos é gastar toda a energia da ociosidade que uma criança tem durante o período sem aula. No mês de julho sempre há uma colônia promovida por várias instituições, mas dezembro e janeiro, nada.

Para completar, janeiro é mês das chuvas de verão. Quem tem criança em casa tem o desafio de recorrer à criatividade quando o tempo fecha e a chuva cai. Como marinheira de primeira viagem (já que só tenho uma filha) pesquisei na internet e relacionei abaixo algumas dicas para vocês aproveitarem o restinho das férias!

Cinema em casa

Essa atividade você pode fazer só você e seu filho ou chamar os filhos do vizinho (não exagere na dose!). Se chamou os “coleguinhas”, reúna-os e descubra quais os filmes que mais gostam, faça uma listinha, alugue os filmes e façam um “cinema em casa”. Depois do filme podem fazer uma reflexão sobre o tema assistido. Pode fazer uma rodada de perguntas para ver quem prestou atenção no filme e presentear o que mais acertou com um saco de pipoca maior na próxima sessão.

Torneio de Uno

Ou outro jogo. Mas Uno é bem baratinho e pode ser jogado por crianças de qualquer idade. Tentei jogar Detetive com minha filha, mas demorou um pouco para ela entender que não poderia revelar as pistas antes do tempo. Então reúna as crianças com um horário marcado para começar o torneio. Há diversos jogos inteligentes e voltados para as crianças. Jogo de tabuleiro, de mímica, entre outros, mas não incentive a competição por si só. Mostre que o que importa é competir e não ganhar.

Despertando o artista nas crianças

Telas, tintas e mãos à obra [também sob moderação]. Desperte nas crianças os artistas que há dentro delas. Imprima da internet umas imagens fáceis para eles copiarem em uma tela, peçam para eles desenharem a lápis e depois pintar o quadro. Quando elas terminarem pendure em um local especial da casa as obras de arte das crianças, faça uma festinha com guaranás, simbolizando drinks e chame todos os amiguinhos e pais das crianças para assistirem a exposição.

Cozinhando com as crianças

Uma dica gostosa é incentivar as crianças a cozinhar, seja menino ou menina, bote o preconceito de lado e reúna as crianças para preparem o lanche da tarde. Com muito cuidado para as crianças não mexerem no fogo e faca, você pode ensiná-las fazerem bolo, pão, suco, entre tantas receitas fáceis. É o momento de conhecerem os nomes dos ingredientes, como funciona o liquidificador, batedeira, entre outros eletrodomésticos. Basta escolher uma receita e convidar as crianças para serem chefs da cozinha! Improvise um chapéu legal e avental para elas se sentirem que estão sendo responsáveis pelo lanche do dia.

Faça programas culturais com seu filho

Isso mesmo! Não tem nada melhor para o desenvolvimento da criança do que levá-los a programações que acrescentam conhecimento. Leve seu filho em exposições, igrejas e para ver lugares importantes na sua cidade. Não é só pegar e leva-lo lá e ficar olhando a exposição. Saiba sobre o local e/ou exposição e/ou acervo antes, leia um pouco e crie formas divertidas de explicar aquilo para o seu filho. Se for algum lugar da sua cidade, pode contar um pouco da história e divertir-se com ele nessas visitas. Na grande maioria dos museus, em geral, possui visita guiada. Como trabalho no SESC, sempre levo minha filha aos lançamentos de exposições e programações culturais. Muito bom!

Faça teatro em sua casa

Teatro de fantoches ou então o teatrinho comum. Crie uma história que possa trabalhar alguma questão importante como, por exemplo, o jogar lixo na rua, o desperdício de água, não falar com estranhos. Você vai ver como isso pode ser divertido! Se for muito pequena, o melhor é o teatro de fantoches. É bom para trabalhar timidez, expressão e para que elas se soltem e se divirtam!

Incentive a leitura

A leitura é sempre importante e não pode ser negligenciada porque as crianças estão de férias. Leve-a para comprar um livro que ela escolha em uma livraria. Mostre os estantes que são infantis e deixe que ela escolha algum do interesse dela. Hoje em dia existem versões de autores famosos como Machado de Assis numa linguagem para crianças menores de 10 anos. Acho ótimo!

Como esse post era para o período de férias e não tive tempo de editar o blog então lá vai uma dica para a semana: Parque Botânico Vale em São Luís. Caso não conheça o parque, pode aproveitar e ver a exposição no Rio Anil Shopping, que irá recriar o Parque Botânico, mostrando um pouco de cada espaço e de cada tipo de atividade que as pessoas podem fazer no local. Diversas atividades acontecendo diariamente durante este período no ambiente de apresentações, haverá também os espaços: institucional, impactante e uma trilha sensorial. Com programações feitas para toda a família nas férias. A exposição fica até o dia 11 de fevereiro.